Exames

Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada é um exame indolor que produz imagens geradas a partir de radiações.
É um dos exames indicados para investigar nódulos, tumores, doenças inflamatórias e vasos de várias regiões do corpo humano. Realiza uma série de “cortes” transversais, que podem ser reconstruídos até mesmo em três dimensões, possibilitando um diagnóstico mais preciso.

Durante a realização do exame, o paciente deve permanecer deitado e as imagens da região a ser estudada serão captadas nos nossos equipamentos Multislice, por meio de várias fileiras de detectores, que enviarão as imagens para um computador no qual serão processadas.

Geralmente, a duração do exame é de apenas 10 a 15 minutos.
Em alguns casos, é utilizada injeção de meio de contraste à base de iodo.

Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética revolucionou a medicina com diagnósticos cada vez mais precisos. É um exame que retrata, com alta definição, os órgãos por meio de imagens produzidas a partir de ondas de radiofrequência em um baixo campo magnético. As imagens reproduzidas podem demonstrar, com precisão e excelente resolução, lesões muito pequenas. É um processo indolor, que não utiliza radiação.

O exame é ideal para diagnosticar casos de tumores e infecções no cérebro e na coluna, esclerose múltipla, lesões no ombro, tendinites, ligamentos rompidos no pulso, no joelho e no tornozelo, além de derrames em estágios iniciais.

O exame de ressonância magnética tem duração aproximada de 40 minutos, sendo altamente sensível aos movimentos do paciente, que deve permanecer, portanto, imóvel durante todo o procedimento. O paciente é posicionado no interior de um “túnel” onde sinais captados são transformados em imagens por um computador. Este processo de produção das imagens provoca muitos ruídos, sendo colocados protetores auriculares descartáveis para diminuir o incômodo.

Durante a realização do exame é recomendado que o paciente não esteja utilizando nenhum tipo de material metálico, como brincos, relógios, anéis etc. Devido ao forte campo magnético, a presença de algum metal no corpo do paciente pode comprometer o resultado e a qualidade do exame e até mesmo colocar em risco o paciente.

Raio X Digital

A Radiografia, também conhecida como raios-X, é o mais comum e antigo processo de diagnóstico por imagens. É muito utilizada como método inicial na avaliação de várias doenças, por permitir a avaliação anatômica de vários sistemas e aparelhos do organismo humano. É, também, o método mais fácil e rápido para se detectar lesões ósseas (fraturas, tumores, cistos etc), e problemas nas articulações e na coluna.

O exame é rápido e indolor. A radiação sai do equipamento, atravessa o corpo do paciente e penetra o filme radiográfico formando as imagens, que serão posteriormente avaliadas por um médico especializado.

Mamografia Digital

Conhecida como a radiografia das mamas, a Mamografia é um exame que pode revelar possíveis alterações no tecido mamário.

É considerado o método radiológico mais eficaz para a detecção precoce do câncer de mama, capaz de identificar também cistos, nódulos e outras doenças. A Mamografia pode ajudar, ainda, a detectar lesões não palpáveis, elevando as chances de um tratamento bem-sucedido.

© 2018 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas - Todos os direitos reservados